Marcelo Rosenbaum é um Design Brasileiro que já atua há mais de 20
anos a frente do escritório Rosenbaum®, inaugurado em 1992, que se localiza em
São Paulo – SP. Atua nos segmentos de moda, decoração, gastronomia, design,
além de consultoria na área de 'Marcas e Mercado'. Seu escritório é atualmente
reconhecido como um dos principais e mais criativos de design do país e conta
com uma estrutura de mais de 15 funcionários com especializações diversas, como
Arquitetura, Design e foco na formação de equipes multidisciplinares.
Sua atuação cosmopolita já lhe rendeu o conhecimento
da mídia especializada internacional, em publicações como Wallpaper e ELLE
Decoration UK Elle Décor itália, Habitar, Experimenta Design e DIF Portuguesa e
jornais italianos como o La Republica,
o site de tendência
The Cool Hunter, a Revista Experimenta (Espanha), a Revista 34Mag da Turquia, entre outros.
Atua juntamente com o apresentador Luciano Hulk do
programa Caldeirão do Hulk, no qual apresenta o quadro Lar doce lar, assim como
ministra palestras para diferentes mercados profissionais. O foco da Rosenbaum®
é o conceito de MORAR ampliado além do projeto do espaço físico e da estética
do Objeto.
No quadro Lar Doce Lar no qual Rosembaum passou a
integrar a partir de 2006, depois de ser convidado por Luciano Huck, Rosembaum
procurou proporcionar a democratização do design e a eleveçao da autoestima do
brasileiro através de sua moradia.
O portfólio de seu Escritório apresenta:
Produtos: que
apresenta linhas, coleções e produtos assinados pela Rosenbaum®, além de
consultorias em reposicionamento e revitalização de produtos de fabricantes dos
mais diversos segmentos.
Cenários e Conteúdos: no qual se prioriza a criação de ambientes para
grandes marcas nacionais e internacionais. E mais do que isso: desenvolvimento
de conteúdo para revistas, sites, tablóides e outras publicações.
Espaços Comerciais: que inclui lojas, restaurantes, galerias. Arquitetura
e design de interiores que buscam incluir a própria história da marca no
ambiente.
Casas: Projetos que enxergam a Casa como um espaço
onde a memória pessoal e as raízes culturais têm lugar de destaque.
Marcelo Rosenbaum gosta de trabalhar com móveis antigos, gosta da memória,
gosta de reutilizar os móveis. Para ele mesas com aspecto antigo são legais,
banquinho de madeira pode criar um ambiente com personalidade e muito
interessante. Escrivaninhas, gavetas já ficam um pouco ruins se estiverem muito
detonadas.Nesse caso vale a pena pintar.
Uma das preocupações de Marcelo Rosenbaum é a
preocupação com a ecologia. Ele cita a utilização do eco telhado, que São placas prontas com terra especial aplicadas em
uma manta especial que impermeabiliza o telhado.
Em seus trabalhos, Marcelo Rosenbaum já realizou
projetos utilizando material reciclado, reaproveitando móveis, lojas com
material reciclado, salas de televisão usando portas como prateleiras.
Logo abaixo destaco alguns de seus projetos, mostras
de decoração e prêmios recebidos e palestras na qual Rosenbaum participou:
Projetos de lojas: Mais de 100 projetos para o varejo de moda. Entre eles:
- Levi's - Capodarte - Zapping
- Club Colors - Zoomp Iguatemi
- Triton - Cavalera - Redley
Projetos de restaurantes, bares e casas noturnas:
- Shimo
- Ultralounge
- Namesa
Projetos Residenciais:
- Turco Loco - Tufi
Duek - Celso Loducca - Alex Atala
Casa Cor: Obteve ótimas críticas da mídia
especializada.
- 2003 – Fumoir - 2005 –
Sala do Jovem
- 2007 - cozinha.club.br -
só nessa edição houve retorno de mídia espontânea, no valor de R$ 850.000,00 em
3 meses.
Design de produtos e consultoria
- - Desenvolve, atualmente, linha exclusiva de móveis e objetos para a Tok & Stok, que será lançada no primeiro semestre de 2008.
- - Criação da mesa 'Paisagem' em mármore para a Haaz Gallery, em Istambul. Peça produzida em edições limitadas na Turquia pela própria galeria e que faz parte da Haaz Collection. (2007)
- - Paviflex, produzidos pela multinacional Fademac. O Rosenbaum Design desenvolve novas cores para o Paviflex, além de novos desenhos para aplicação do piso. (2007)
- Criação da 'Linha de Louças Brasil' para a empresa Oxford, que traz pratos e xícaras de cerâmica decorados com cinco temas que remetem ao universo da chita, renda renascença, maracatu rural, arabescos de carroceria de caminhão e Iemanjá. Fez para este lançamento a direção de arte do seu catálogo, além da concepção e direção do evento de lançamento da coleção na São Paulo Fashion Week. Retorno de mídia espontânea no valor de R$ 350.000,00. (2007)
Projeto internacional
- - Garage Moda - loja multimarcas de moda brasileira em Milão, na Itália. Foi inaugurada em março de 2005 e está localizada num dos bairros mais nobres da cidade.
Prêmios
- 1° lugar em Design de Mobiliário no Museu da Casa
Brasileira, em 1999, - considerada uma das mais importantes premiações do
Brasil, com o sistema 'Spettacolo' para a Ornare, ainda hoje, um sucesso de
vendas. - 1° lugar no VII Prêmio Deca: 'um sonho de banheiro', na categoria banheiro residencial, em
2001.
- Eleito pela revista Vip
'Homem do ano' em 2005 na categoria Arquitetura e Decoração.
Palestras
- - 'Arquitetura de Varejo' - para a revista Kaza em congressos realizados em São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre.
- - 'Humanizar a Arquitetura' - palestra apresentada no CONAD.
- - 'Design, Emoção e Memória Coletiva' foi uma palestra ministrada por Rosenbaum, na Bienal de Design (SP - 2006), em diversas universidades e cidades do Brasil, como em Caruaru (Pernambuco), a convite do Sebrae e em diversas universidades brasileiras.
A cultura popular brasileira alimenta o trabalho do
design paulista Marcelo Rosenbaum.
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário